Terceira postagem na mesma semana, mas é por um bom motivo! Nesta postagem quero apresentar pra vocês o "Protocolo Tabata". É um sistema de exercícios intervalados de alta intensidade com duração de 4 minutos e promete uma queima de gordura eficaz e rápida.
Izumi Tabata
Tabata foi fundada por um cientista japonês chamado Izumi Tabata e colegas em um departamento de fisiologia no Japão. Izumi e seus colegas cientistas decidiram realizar um estudo para comparar o treinamento de intensidade moderada com treinamento de alta intensidade.
Ele realizou os testes em dois grupos de atletas, um dos grupos utilizou o treino de intensidade moderada e outro usou o treinamento intervalado de alta intensidade.
No grupo um, os atletas estavam treinando em intensidade moderada (70% de intensidade), durante cinco dias por semana para um total de seis semanas, com cada sessão de treinamento com duração de uma hora.
O grupo dois treinado exercícios de alta intensidade durante 4 dias por semana, para um total de 6 semanas, com cada sessão com duração de 4 minutos, a 20 segundos de treinamento intenso (170% de intensidade) e 10 segundos de descanso.
O Resultado
O Grupo 1 teve um aumento significativo no sistema aeróbio (sistema cardiovascular). No entanto, o sistema anaeróbio (músculos) ganhou pouco ou nenhum resultado.
Grupo 2 mostrou muita melhoria em todos os seus atletas. Seus sistemas aeróbios aumentou muito mais do que os do grupo 1, e seus sistemas anaeróbios aumentou em 28%.
Conclusão? Não só treinamento intervalado de alta intensidade têm mais impacto sobre os sistemas aeróbicos, como teve um impacto sobre os sistemas anaeróbios também.
Outro benefício desse protocolo é aumentar muito o metabolismo. Após uma sessão de treino seu ele continua alto por longo período. Isso é extremamente eficaz para queimar gordura. Por isso o TABATA é muito eficiente para quem deseja diminuir a gordura corporal. Inclusive provou ser uma ótima alternativa para diminuir a gordura abdominal.
O sistema consiste em executar um esforço em alta intensidade, por pouco tempo e em repetidas vezes.
Então, como seria uma atividade baseada no "Protocolo Tabata"
Qualquer exercício pode ser incorporado ao treinamento Tabata. No entanto, a estrutura básica do método Tabata deve seguir a diretrizes abaixo:
• 4 minutos de duração (Tempo da Sessão no total)
• 20 segundos de treino intenso
• 10 segundos de descanso
• Total de 8 "rounds"
Logo 8 x 30 (20 + 10) = 4
Você também encontra aplicativos de cronômetro dedicados para as atividades Tabata
Você tem a liberdade de escolher o exercício. Não precisa ser as oito repetições do mesmo, pode por exemplo fazer dois exercícios intercalados.
Dicas importantes:
- Tenha o aval do médico para realizar exercícios físicos, principalmente de alta intensidade.
- Utilize exercício(s) que você consiga fazer nas 8 séries.
- Exercícios muito complexos podem causar acidentes (uma barra pode escapar da sua mão ou um erro de postura pode machucar sua coluna). Se não tiver muita habilidade prefira os mais simples.
- Não dá para fazer na esteira. Já que a velocidade demora em aumentar há perda de tempo nesse ajuste.
Exemplos de Atividades
Para finalizar, Tabata é um método de treinamento intervalado de alta intensidade, que oferece mais benefícios à saúde do que o exercício cardiovascular tradicional. É curto, eficiente e pode ser praticado em casa inclusive.





23/10/2013 - 13h05













Concentre-se em fontes de proteínas (todas as formas de carne, frango, peixe) de qualidade, grande quantidades de vegetais coloridos, algumas frutas selecionadas (de preferência
Pratique alguma forma de atividade aeróbica de baixa intensidade por 2-5 horas por semana, seja fazer uma caminhada, trilha, passeio de bicicleta ou natação. Idealmente, e quando possível, encontre tempo para andar descalço ou usando o mínimo de suporte aos pés possível. Atividade leve é necessária (especialmente se você se encontra acorrentado a uma mesa todos os dias). O efeito combinado será um aumento na perfusão capilar, queima de gordura e integração geral entre força muscular e flexibilidade.
Vá para a academia e levante pesos por 30-45 minutos, 2-3 vezes por semana. Concentre-se em movimentos que envolvam o corpo inteiro e em larga extensão de movimento – não apenas nos que isolam partes do corpo. Emule os movimentos dos nossos ancestrais: pular, agachar, empurrar, puxar, virar, etc. Isso vai estimular seus genes a aumentar o tamanho e a força dos músculos, aumentar a densidade óssea, melhorar a sensibilidade à insulina, estimular a secreção de hormônio do crescimento e consumir gordura corporal armazenada.
Pratique alguma forma de arrancada anaeróbica de explosão várias vezes por semana. Isso pode ser tão simples como seis ou oito (ou mais) pequenos piques ladeira acima, na grama, na praia… ou repetidas e intensas sessões em uma bicicleta (estacionária, de corrida ou mountain bike). Estas pequenas explosões também aumentam a liberação do hormônio do crescimento (na verdade ele é liberado em proporção à intensidade do exercício, e não à duração).
Durma bastante e tenha um sono de qualidade. Nossas vidas são tão agitadas e cheias de coisas para se fazer depois que o sol vai embora que muitas vezes é difícil dormir o suficiente. Mas o sono é um dos fatores mais importantes para manter uma boa saúde, energia vibrante e um forte sistema imunológico.
Passe algum tempo toda semana envolvido em algum jogo ou brincadeira ativa. Além de permitir que você aplique sua boa forma física a situações da vida real, estas atividades ajudam a dissipar alguns dos efeitos negativos dos hormônios do stress crônico que você veio acumulando ao longo da semana.
Ao contrário da “Sabedoria Convencional” distribuída por dermatologistas (que sugerem que você fuja do sol), o Primal Blueprint insiste que você tome algum sol direto todos os dias. Certamente não tanto que você chegue perto de ter queimaduras, mas definitivamente o suficiente para estimular seu corpo a produzir a toda-importante vitamina D e para apoiar os benefícios da elevação do humor. Um leve bronzeado é um bom indicador que você tem mantido níveis adequados de vitamina D. A luz solar natural também tem um poderoso efeito de elevação do humor, que pode melhorar a produtividade no trabalho e nas relações inter-pessoais.
Elimine comportamentos auto-destrutivos. Estes conceitos são evidentes para a maioria das pessoas (use o cinto de segurança, não fume ou use drogas, não mergulhe em águas rasas), no entanto muitos de nós vivemos nossas vidas alheios ao perigo iminente. Desenvolva um aguçado senso de percepção de seu entorno.
Evite exposição à toxinas químicas nos seus alimentos (pesticidas, herbicidas, produtos químicos, etc) e na sua pele. Mas também tente evitar os venenos ocultos em alimentos como açúcares, grãos, alimentos processados, gorduras trans e hidrogenadas e mercúrio em certos peixes.
Exercite seu cérebro diariamente como nossos ancestrais faziam. Seja inventivo, criativo e consciente. Se o seu trabalho não é estimulante (ou mesmo se é), encontre tempo para ler, escrever, tocar um instrumento e interagir socialmente.