quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mais um dia, mais um documentário e mais uma vez a mídia falando mal da Low-Carb.


Açúcar ou gordura, o que é pior? Essa é a pergunta no documentário da BBC "Sugar vs Fat" que foi ao ar na noite do dia 31/01.

É uma configuração interessante. Dois irmãos gêmeos idênticos - ambos médicos - ir em uma dieta por um mês. Um em uma dieta de baixo teor de gordura extremo, um em um extremo dieta baixa em carboidratos (nem mesmo os vegetais são permitidos!). Aqui estão os resultados!

Infelizmente, eles acabam na maior parte " confirmando " as suas ideias pré-concebidas. Preparado? Aí vai :


Resultado

Obviamente, quando há apenas uma pessoa em cada dieta , o acaso desempenha um grande papel. Mas acho que os resultados foram mais ou menos o que se poderia esperar , é principalmente as explicações ignorantes (ou de colunas de nutrição do yahoo) eu tenho objeções .

Peso

Primeira coisa. Mesmo que os dois irmãos estavam em um peso "bom" para começar, o irmão que fez low-carb perdeu mais peso : 4 kg  contra meros 1 kg do irmão que utilizou uma dieta de baixo teor de gordura .

Como estudo após estudo mostram que a perda de peso é mais eficaz em uma dieta low-carb , isto não deve ser nenhuma surpresa . A perda de gordura foi de 1,5 kg em low-carb ( um bom resultado em um mês ) e 0,5 kg na dieta de baixo teor de gordura . A maior parte do resto foi provavelmente líquidos. Em uma dieta muito rigorosa low-carb você perde rapidamente um quilo ou dois de glicogênio e peso da água.

A quantidade de  massa muscular perdida pelos participantes não é possível saber com testes como "BodPod", que só mede a massa de gorda versus massa magra (inclusive água).

A função cerebral

Para testar o funcionamento do cérebro dos irmãos, os produtores optaram por  fazer negociação de ações com dinheiro falso .

Isso mostra que o produtor é ignorante ou apenas interessado em um show dramático. Por quê? Porque a negociação de ações de curto prazo - sem informações privilegiadas ou outros truques ilegais - é um jogo de pura sorte . Tem sido convincentemente demonstrado que um macaco treinado tem 50% de chance de bater um corretor da bolsa bem-educado . Por quê? Porque é tudo acaso.

Em outras palavras, este teste é lixo, mas o irmão da dieta de baixo teor de gordura ganhou.

Mais interessante e relevante é que o irmão que fez low-carb queixa-se de sensação de " cabeça-dura " . Tenho certeza de que ele é honesto . Saindo de um extrema dieta low-carb - sem mesmo vegetais - pode perfeitamente resultar em problemas de concentração , etc por uma semana ou até mais , antes que o corpo e o cérebro se adapta a gordura e cetonas em chamas.

Este problema pode ser parcialmente evitada por aumento da ingestão de fluidos e sal . E depois de uma semana ou duas é normalmente desaparecido. Sou prova física disto.

Exercício

Para testar a capacidade de executar exercícios físicos dos irmãos "longas sessões de ciclismo de subida". O irmão da dieta low-carb previsivelmente perdeu feio.

Por quê? Duas coisas: o corpo necessita semanas ou às vezes até meses para se adaptar ao exercício de alta intensidade, utilizando-se principalmente de gordura e cetonas. E mesmo assim, você pode precisar de um pouco de carboidratos para esportes explosivos e anaeróbicos como este.

Em uma entrevista o Dr. Peter Attia que consegue horas de bicicleta em uma dieta muito baixa em carboidratos. Mesmo que ele usa um pouco de amido de liberação lenta para o máximo desempenho em seus treinos longos:

Diabetes

Finalmente, a cereja no topo do ( diabetes) bolo. O médico afirma que o irmão low-carb tornou-se "quase" pré-diabético por comer low-carb ! A palavra " quase" deve realmente ser interpretado como " não " .

O irmão "low-carb" tem uma glicemia de jejum de 5,1 antes da dieta (normal) e uma glicemia de jejum de 5,9 após a dieta (normal). Você entendeu a palavra "normal" duas vezes? Sim , isso é certo, uma glicemia de jejum de até 6,0 mmol / L é considerado normal. Ela também varia significativamente de um dia para outro . Se nós testarmos a própria glicemia de jejum  pode ser 5,9 hoje e amanhã 5,1 .

O resultado pode ser devido ao acaso, mas , por vezes, o nível de glicose em jejum , na verdade, fica um pouco mais elevada com uma dieta LCHF , enquanto que os níveis de glicose durante o dia ( após as refeições ) é  mais baixa . Isto é provavelmente porque o corpo é adaptado para a queima de gordura e por isso a necessidade de queimar glicose em jejum é inferior .

Eles também fizeram testes de tolerância à glicose - um teste muito mais relevante . Mas o resultado do irmão "low-carb" que nunca é mencionado, acho que foi normal.

O fato de que o diabetes é efetivamente tratada com uma dieta baixa em carboidratos deve dizer-nos tudo o que precisamos saber. Você não tem diabetes tipo 2 , comendo uma dieta que pode curar diabetes. E você certamente não vai obter diabetes tipo 2 ( fortemente correlacionados à obesidade ) por perder quatro quilos de excesso de peso em um mês.

Resumo

O documentário conclui que não se trata de gordura ou açúcar, é sobre como evitar alimentos processados ​​com gordura e açúcar. Tenho certeza de que a estratégia iria funcionar bem para estes dois irmãos "Magros". É um excelente começo. Mas não é suficiente para todos.

Estudos mostram que pessoas com obesidade e diabetes as dietas baixas em carboidratos são mais eficazes.

Finalmente, enquanto uma dieta super-rigorosa low-carb não é necessário para todos e tem possíveis efeitos colaterais (especialmente durante a primeira semana ou duas) certamente não resultará em diabetes. Isso é apenas ignorância.


Fonte Principa: DietDoctor