domingo, 21 de abril de 2013

Mitos sobre exercícios físicos

Olá caros leitores. Hoje vou escrever um pouco sobre exercícios físicos e alguns mitos e já começo detonando um deles:

Emagrecer = Exercícios, exercícios e exercícios - MITO

Calma, já explico. O Sucesso do emagrecimento com qualidade e uma boa saúde é cerca de 80% uma boa alimentação e 20% exercícios físicos. Não caia na mesma armadilha que caí diversas vezes. Sempre que colocava na cabeça que iria perder peso e iria levar a sério, a primeira coisa que eu fazia era entrar numa academia. Não que seja errado, mas o problema é que no meu caso, eu acreditava que esta atitude, seria 100% da minha solução, quando na verdade eram somente 20%.

Vejam uma exemplo prático:

Eu vou na academia, me mato corrento cerca de uma hora na esteira. Logo, meu gasto calórico foi de cerca de 300 Kcal. Se eu ao invés de ter ido na academia, tivesse ficado em casa vendo vídeos do youtube, teria gasto cerca de 90 Kcal ( Isso é chamado de gasto calórico Bassal, é o que teu corpo gasta por simplesmente existir, e depende do seu sexo, altura e peso).

Concluindo, correndo na esteira tive um gasto calórico real de 210 Kcal (300 - 90).

Então, eu cansado e morto de fome, chego em casa e como duas bananas ( 105 Kcal cada, aproximadamente). Então foi por água abaixo minha maratona do dia.

Se matar na academia não vai salvar sua jornada ao emagrecimento se você não focar no principal fator a alimentação.

Meus treinos na academia, ultimamente estão focados para a manutenção e um leve aumento da minha massa muscular ( massa magra ). E para isso não é necessário uma maratona diária.

No meu caso, só como exemplo, faço 3 treinos por semana. Em cada treino, exercito dois conjuntos musculares em cerca de 20 minutos, e faço 15 minutos de exercício intenso intervalado, HIIT.

Só para resumir, HIIT, ou Treino intervalado de alta intensidade, substitui aquela 1 hora perdida na esteira com apenas 15 minutos. No meu caso, faço um aquecimento na esteira de 5 minutos, logo após, aumento a velocidade para o meu 100% (Seria uma intensidade tamanha para que no final de 1 minuto não aguente mais) seguida de 2 minutos de baixa intensidade ( caminhando na esteira).

Mais uma vez:

5 minutos aquecimento + 1 minutos correndo + 2 minutos caminhando + 1 minutos correndo + 2 minutos caminhando + 1 minutos correndo + 3 minutos caminhando = 15 minutos totais

Futuramente farei um posto tratando um pouco mais sobre o HIIT , seus benefícios e estudos recentes.

Finalizando

Mantenha seu foco em uma alimentação saudável e utilize seu tempo na academia para a manutenção de sua musculatura.

Leia posts anteriores para mais informação sobre a alimentação no estilo Paleo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário